Casa do Lago: um pedaço da história de Santa Cruz do Sul

Edificação, originalmente feita em 1889, foi reconstruída e preserva as origens da cidade

Totalmente planejado para o conforto e o bem-estar de seus moradores, o Condomínio Parque Europa, localizado em Santa Cruz do Sul (RS), possui uma das estruturas externas mais completas da região, com piscina aquecida, quadras de padel e beach tennis, salão de festas, espaço fitness e muito mais. Além de todos esses diferenciais, o empreendimento conta ainda com a charmosa Casa do Lago, originalmente construída em 1889, no estilo enxaimel. O espaço possui dois cômodos e foi, por muitos anos, a residência de um professor, que também utilizava a casa como sala de aula para ensinar as primeiras letras aos seus alunos. Como forma de prestar uma homenagem à educação, tão presente na história da cidade, o local foi totalmente reconstruído, mantendo suas características e ajudando a trazer para o presente um passado rico em detalhes.

A ideia de reconstruir o espaço surgiu quando foi descoberta a existência desta casa, já em ruínas. Apesar de destruída, algumas fotos da época ajudaram a identificar sua fachada e revelaram detalhes da construção. Outro fator que contribuiu para esse resgate foram os materiais originais da edificação, encontrados ainda no local, principalmente madeiras com mais de 110 anos, em Travessão Dona Josefa. Os responsáveis pela reconstrução foram Jair Merten e equipe, especialistas em reaproveitamento de móveis e construções antigas.

Com o planejamento no papel e os materiais em mãos, a obra teve início e durou aproximadamente quatro meses para ser concluída. O principal cuidado foi manter o estilo enxaimel, sem uso de pregos. Com essa técnica, as madeiras são encaixadas entre si, em posições verticais, horizontais ou inclinadas, criando um efeito visual encantador, típico da colonização alemã. Além de materiais já existentes no local, foram utilizados também materiais de outras casas antigas, como portas, janelas e telhado. E, por fim, para substituir o estuque, usou-se barro, taquara, tijolos e vidros.

Preservando a história, o espaço foi mobiliado com itens que remetem ao antigo, mas com o conforto da atualidade. Por isso, apostou-se em um fogão a lenha super moderno, além de cadeiras e mesas confortáveis. A proposta é vivenciar a história, porém, sem as limitações da época. Tudo isso aliando praticidade e sofisticação, com móveis que dão um ar vintage para o lugar. Hoje a Casa do Lago representa um elo entre o novo e confortável – com apartamentos diferenciados em meio ao azul do lago – com o resgate ao passado, proporcionado pela casa no estilo enxaimel. A intenção é justamente unir a história de 120 anos com a modernidade e a vida de hoje.

Finalizada e rodeada por um belo lago, a casa tornou-se um lugar de descanso, aconchego e contemplação, que pode ser usufruído por quem escolheu um novo jeito de morar. Nos últimos três anos a Casa do Lago serviu para visitação, contando um pedaço da história da cidade. Nos eventos de Natal do Parque Europa, realizados em duas oportunidades, o local se transformou em Casa do Papai Noel e feira de artesanato, recebendo muitos visitantes. Atualmente ela é utilizada pelos moradores do condomínio e seus convidados, para confraternização e apreciação, com capacidade para até 25 pessoas. Para vivenciar esta experiência e começar a escrever a sua história, venha conhecer o Parque Europa.

Conheça o Parque Europa clicando aqui.

Leia mais: Condomínio investe em ampla infraestrutura para proporcionar práticas saudáveis aos moradores

CONTEÚDO RELACIONADO

Lago com peixes em meio à natureza é um dos diferenciais do Parque Europa

Lago com peixes em meio à natureza é um dos diferenciais do Parque Europa Ambiente ao ar livre é sinônimo ...Leia mais!

R. Sete de Setembro, 145 - Centro, Santa Cruz do Sul - RS, 96810-016
contato@joaodick.com.br | (51) 99701.2806