Morar em condomínio fechado já se tornou uma opção para quem quer uma vida mais tranquila. Por isso, comprar um terreno em um local como esse pode ser um excelente investimento.
É possível construir a casa dos seus sonhos e ainda contar com uma infraestrutura completa que, geralmente, inclui playground, quadra, churrasqueira, salão de festas, academia, piscina e muito mais, por um preço muito em conta.
Separamos dicas sobre 4 aspectos importantes pra se considerar na hora de comprar um imóvel como esse. Confira!
O que combina com o seu estilo de vida? Você está em busca de contato com a natureza? Liberdade, com segurança? Condomínios fechados oferecem isso tudo a você e sua família.
Confira a tendência de valorização da região na qual você pretende investir. Consulte sites especializados, converse com quem mora no local há mais tempo ou verifique o valor de imóveis com padrão similar ao que você pretende construir.
Com a saturação das zonas centrais, a tendência é que a procura por outras localidades aumente – o que significa valorização do seu imóvel.
O você deseja construir sobre aquele terreno?
Cada imóvel apresenta características que precisam ser avaliadas antes da aquisição. Observe como os agentes externos podem interferir junta à sua casa depois.
Posição solar; direção do vento; dimensões do terreno (terrenos mais largos dão margem à conexão entre os ambientes da casa; de esquina são mais valorizados, pois, tem dois lados voltados para a rua e se destacam, naturalmente) e topografia (o lugar é plano ou tem desnível?).
Um lugar plano pode gerar uma construção térrea, com acessibilidade e uma morada de dois pavimentos, projetada em sintonia com uma inclinação do terreno, por exemplo, podem ter resultados muito interessantes.
O que ele oferece e quais são suas convenções ou regimentos internos?
Peça um detalhamento de todas as áreas de lazer e as atividades possíveis de serem realizadas no condomínio. Verifique o sistema de segurança, portaria, entrada e saída de pessoas estranhas. Geralmente, há regras a respeito de barulho e até a questão de aceitação dos pets no local.
Conheça as eventuais especificações das construções. Para garantir uma estética harmoniosa, muitos condomínios estabelecem regras quanto à demarcação dos lotes, aos tamanhos das casas e à quantidade de pavimentos, etc.
Documentações
O que é preciso checar? Peça acesso à prestação de contas do último ano do condomínio para saber sobre gastos, arrecadações e outras questões financeiras. Se teve custo com processos judiciais, você pode procurar saber o motivo para se precaver dos riscos financeiros. O seu consultor de imóveis poderá lhe apoiar nesta tarefa.
Solicite a documentação do proprietário do imóvel (RG, CPF, Certidão de Casamento, etc.) e certifique-se que o cônjuge está ciente das negociações. Peça as certidões negativas do vendedor e/ou de seu cônjuge/companheiro. Dívidas tributárias ou trabalhistas, ou algum impedimento, serão informadas nesses documentos:
Certidão negativa de execuções fiscais estadual e municipal; de quitação de tributos federais; interdição, tutela e curatela; de ações cíveis e criminais; de protestos.
Como saber se está tudo certo com o terreno? Também por documentação:
Matrícula atualizada no cartório de registro de imóveis, acompanhado de certidão de ônus reais (verifica se o imóvel não está sendo afetado por uma ação);
“Habite-se” obtido na Prefeitura (o novo proprietário também pode solicitar a emissão do documento, caso não tenha);
Declaração de inexistência de débitos condominiais, uma vez que eles recaem sobre o novo proprietário;
Eventual documento de desapropriação;
Certidão de situação fiscal (IPTU).
Comprar um terreno em um condomínio oferece diversos benefícios e, alguns deles, nem todas as pessoas têm conhecimento.
Você sabia que:
COMO O PLANEJAMENTO URBANO CONTRIBUI PARA A PRESERVAÇÃO DO CINTURÃO VERDE DE SANTA CRUZ DO SUL Os condomínios e ...Leia mais!
Parque é sinônimo de ar puro e qualidade de vida Como o próprio nome já diz, o Parque Europa é ...Leia mais!
Em tempo de distanciamento social, o home office se tornou a realidade de muitas pessoas e, por causa disso, algumas ...Leia mais!